Seguidores

Pesquisar este blog

Meu coração mora aqui.

MinhaFlorBela1

Lilypie Fourth Birthday

Selinho

https://plus.google.com/photos/118370895213320549216/ albums/6041220813981463809?banner=pwa

Facebook

Networked Blogs

Eu curto na blogosfera

Tecnologia do Blogger.

Total de visualizações de página

Translate

Postagens populares

Arquivo do blog

Visitantes Online

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
domingo, 20 de maio de 2012

Incompatibilidade Sanguínea

Logo na 1ª consulta fui abordada pela seguinte pergunta:qual o tipo sanguíneo do pai?!!!!!!
Eu não lembrava,já tinhámos falado a respeito,mas nunca tinha dado muita importância ao assunto,e foi durante a gravidez que descobri o quanto isso era importante.Perguntei p/ o marido e quando voltei na próxima consulta o meu médico me explicou os riscos pois tinhámos incompatibilidade sanguínea,foram realizados exames durante a gravidez,tive um bom acompanhamento,e quando a minha filha nasceu,lembro que tomei a Vacina Gamaglobulina Anti-D.
Após conversar com amigas e conhecidas,percebi que muitas desconhecem esse tipo de problema que pode ocorre com a incompatibilidade sanguínea,por isso resolvi pesquisar,existe vários sites que falam sobre o assunto,destaquei alguns pontos de um site que visitei e vou compartilhar com vcs,mas se quiserem mais informações vou deixar alguns links abaixo p/ que possam visitar e assim saber um pouco mais sobre o assunto.
Vamos as perguntas.
O que acontece na gravidez onde a mãe é RH+ e o pai negativo?
R: Na primeira gravidez,nada.A mãe,contudo,irá criar anti-corpos que atacará o feto seguinte.

Meu fator RH- e do meu marido RH+.Posso fazer algum tratamento antes de engravidar?
R: Quem é RH+ possui uma proteína chada Antígeno D na superfície dos glóbulos vermelhos,quem não tem esse antígeno é RH-,se seu filho herdar seu RH-,sem problemas,mas se ele herdar o do pai,que é positivo,o sangue do bebê pode entrar na sua corrente sanguínea,e seu sistema imunológico pode reagir contra o antígeno D do sangue do bebê,como se ele fosse um "invasor",e produzir anticorpos contra ele.Embora normalmente não cause problema nem um na 1ª gravidez,se vc ficar grávida de novo e o bebê também for RH+,os anticorpos do seu sistema imunológico podem atravessar a placenta e atacar as células do sangue do bebê,provocando anemia,icterícia ou em casos mais graves,insuficiência cardíaca ou hepática na criança.O problema recebe o nome de Doença hemolítica Perinatal ou Eritroblastose Fetal.
*Se vc produzir os anticorpos uma vez,eles permanecerão p/ sempre no seu sangue,por isso é importante evitar que eles sejam produzidos.É possível fazer isso com uma substância chamada Imunoglobina Anti-D,que é dada em forma de injeção muscular,normalmente na coxa.
*Se vc já possui anticorpos,não receberá a vacina,porque ela só tem utilidade p/ evitar a fabricação de anticorpos.Vc poderá ver se tem anticorpos no seu exame de pré-natal.
*Se seu bebê for RH+,(para isso é feito um exame de sangue doo bebê logo após o nascimento através do cordão umbilical),vc então terá que tomar essa vacina anti-D em no máximo 72hs pós o parto.

O SUS fornece a vacina Gamaglobulina Anti-D?
R: O SUS dá a vacina,assim que o bebê nasce e fazem o exame nele,se for constatado que o bebê é RH+ eles dão a vacina,é obrigatório,pois se não for dada essa vacina a mãe corre riscos,então já pensou se toda mulher pobre for RH- morrer por negligência médica?
Minha opinião agora:quero acreditar de verdade que todo hospital público tome esse cuidado com as grávidas que vão até eles p/ ter seus filhos.


Link consultado: http://lookfordiagnosis.com/fag.php?term=Isoimunizacao+Rh&lang=3&from=20
Então futuras mamães,busquem orientação,converse com seu médico,anote em casa tudo o que vc quiser saber,tire todas as suas dúvidas,é de nós mães e futuras mães que estamos falando,pois nem sempre temos só um filho.
Sugestão de outro link: http://toqueginecologico.blogspot.com.br/2011/08/gestacao-e-o-tipo-sanguineo.html
Esse eu tbm gostei muito.