Seguidores

Pesquisar este blog

Meu coração mora aqui.

MinhaFlorBela1

Lilypie Fourth Birthday

Selinho

https://plus.google.com/photos/118370895213320549216/ albums/6041220813981463809?banner=pwa

Facebook

Networked Blogs

Eu curto na blogosfera

Tecnologia do Blogger.

Total de visualizações de página

Translate

Postagens populares

Arquivo do blog

Visitantes Online

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
sexta-feira, 11 de maio de 2012
Partindo do princípio que a maioria das mulheres engravidam de um  ato de amor, conclui que minha filha nasceu do amor, amor que me fez decidir, escolher, pode-se usar a palavra que quiser. Sempre que se fala em tipos de partos surgem as  discussão sobre o que é melhor para a mãe e o bebê... Que a mãe tem que ser a protagonista... Existe aquelas que defendem o Parto Normal ou Humanizado e chegam a serem radicais, dizem que não há riscos, que é tudo muito lindo, etc, etc...
Não discordo e nem quero levantar bandeira p/ que a Cesárea seja a grande maioria... mas a verdade é que  tudo é muito lindo se você pode pagar... Você sabe quanto custa um PH domiciliar? Pois é, um trabalhador que ganha salário mínimo não pode fazer essa escolha, ai tem a opção do PN pelo SUS, nesse caso o PC só acontece em último caso, quando a mãe já está nas últimas... Sei que em caso de PC pelo SUS muitas vezes a mãe também é tratada mal, como se ela fosse uma fraca, não teve competência para fazer PN.
Se a mãe é menor de idade ouve coisa como "gostou de fazer, agora aquenta"... Se é uma mãe com mais de 40 "essa velha não se enxerga mesmo, parindo a essa altura do campeonato, devia ter vergonha na cara"... A humanização do parto pelo SUS tem que começar pelo treinamento dessas pessoas que estão ali para dar a "Mãe" todo o suporte para que seu bebê venha ao mundo com respeito e dignidade, nesse momento estamos frágil e ao mesmo tempo forte, não precisamos de pessoas nos rotulando disso ou daquilo. Há um projeto para formação de doulas para atenderem em hospitais públicos, mas até isso acontecer, se acontecer, ainda vai levar tempo.
Cordão umbilical enrolado no pescoço não é indicação de PC, que as circulares estão  20-40%  presente nas gestações... Mas se defendemos a liberdade da mãe escolher seu tipo de parto, então cabe a ela decidir se quer ou não fazer PN, PH ou PC.
Eu decidi pelo  PC, por ter 3 circulares do cordão umbilical no pescoço da minha filha, fui mãe aos 40 anos... Jamais me perdoaria se tivesse decidido pelo PN e tivesse acontecido alguma coisa com a minha filha... Não me arrependo da minha escolha.
Quero dizer que não importa se foi PN, PH ou PC, o importante é que somos mães e amamos nossas crias, como eles nasceram não vai medir o tamanho do amor que sentimos... Não sou menos Mãe porque escolhi PC. Minha filha tem todo o meu amor, daria a minha vida por ela se preciso for.

Uma pergunta para mamães que tiveram um filho PN outro PC: Qual dos seus filhos você mais ama????
OBS:Li isso em algum lugar mas não consigo lembrar onde para dar os créditos: "Se o tipo de parto fizessem mães melhores, mães de PN não jogavam seus filhos no lixo", claro que sabemos que existe toda uma história por trás dos atos dessas mulheres, mas acho que nada justifica. Desculpa ai se peguei pesado... #sóumdesabafo



Para as futuras mamães.
Não importa qual será a tua escolha ou se você vai poder escolher, a emoção do primeiro choro, de poder olhar o rostinho do seu bebê, tocar sua pele macia e o amor que você sente pelo seu filho(a) é maior que qualquer coisa.
Comentários
11 Comentários

11 comentários:

  1. O quer menos importa é como nosso bebê chegou, PC, PN ,adoção...tudo fica tão pequeno com a imenmsidão da maternidade!

    ResponderExcluir
  2. Silma
    Não sabia desse tipo de postura de profissionais do SUS, no tratamento com mães durante o parto. Fiquei chocada.
    É comprovado que o parto natural é mais saudável para mãe e filho, quando as coisas estão bem. Mas tb é sabido de médicos que induzem ao PC apenas para que tenham controle sobre suas agendas... enfim, essa história é sempre complexa.
    O que eu também acho é que ninguém é mais ou menos mãe por causa do parto.
    bjs
    Carol
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Carol,conversei com muitas mães e tenho amigas que tiveram seus filhos pelo SUS,esse tipo de tratamento depende muito da equipe que está de plantão e do Hóspital.

      Excluir
  3. Ai Silma... A gente é tão destratada ainda por ser mulher. É tão injusto. Infelizmente a gente tem que tentar os nossos caquinhos pelos nossos filhos, trabalhar nossas emoções, fazer mt terapia hehehe e bola pra frente.

    Um beijo e força na peruca!

    ResponderExcluir
  4. Essa discussão é tão antiga e tão insana que eu nem falo mais nada...rsrs Mas adorei a frase do final, é a mais pura verdade!

    Beijos
    Tati
    Mulher e Mãe
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbm acho,quando resolvi escrever esse post foi mais porque eu cansei desse papo de asossiar mãe de cesárea a coisa ruim,acho até que foi um desabafo...bjs e obrigada pela visita

      Excluir
  5. putz! acho o cúmulo todo mundo querer escolher pela mulher e o "pré-conceito" dependendo da escolha.
    estou grávida, ainda não decidi 100% qual parto eu quero, na realidade, sonho com o normal, mas se meu corpo não estiver preparado pra isso, será cesária!
    já conversei com meu médico e tudo está certinho, graças a Deus!

    beijos
    Paola
    Dicas da Mãe Dipa
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  6. Oi SIlma,
    o importante é respeitarmos os nossos limites e fazermos o que for melhor ppara nós, dentro da nossa realidade, das informações que temos, das experiências que temos. Adorei a sua abordagem do PCA.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  7. é bem por ai mesmo!!! tb escrevi a respeito...
    odeio radicalismos.. etm q escolher o que prefere e ser feliz com a escolha... os demais tem q respeitar e pronto.

    Bjosss

    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  8. Vc tá certa Silma! É isso mesmo, ng pode rotular ng pelo parto, isso é absurdo e desrespeitoso!
    Bjs

    ResponderExcluir

Olá, não esqueça de deixar o seu comentário. Obrigada pala visita... Bjs