Seguidores

Pesquisar este blog

Meu coração mora aqui.

MinhaFlorBela1

Lilypie Fourth Birthday

Selinho

https://plus.google.com/photos/118370895213320549216/ albums/6041220813981463809?banner=pwa

Facebook

Networked Blogs

Eu curto na blogosfera

Tecnologia do Blogger.

Total de visualizações de página

Translate

Postagens populares

Arquivo do blog

Visitantes Online

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
segunda-feira, 15 de outubro de 2012


Fui convidada pela Tatiana Alves Passagem do blog Entre Fraldas e Livros p/ participar dessa BC,confesso que pensei muito antes de resolver  escrever,primeiro porque não sou muito boa com as palavras,ainda estou aprendendo,mas resolvi seguir o conselho de uma amiga:"Deixa o teu coração falar"(valeu Fanny Barbosa).

Sabemos que isso acontece desde que o mundo é mundo,mas hoje temos meios para mudar essa realidade que não é só nas cidades pequenas do Norte ou Nordeste que acontece,aqui mesmo onde moro já vi casos de mães que colocam as filhas p/ trabalharem de babá ou domésticas p/ ganhar as vezes apenas roupa,comida e um trocadinho no final do mês,e não pense que seja por necessidade,e que aqui existe algumas pessoas que acham que é preciso começar cedo p/ aprender a ganhar o próprio dinheiro.

Eu achava que esse era um pensamento antigo,meu pai pensava assim e por isso colocou meus irmãos para trabalhar ainda meninos(não por necessidade),ele dizia que "quem quiser ser grande que já nasça viçoso".O que é interessante é que são pessoas de culturas diferentes,mas com uma linha de pensamento muito parecida.

Agora vamos aos casos mais graves,a exploração infantil que vem de cima para baixo.
Porque um pais colocam seus filhos p/ trabalhar em situações de alto risco:corte de cana,catação de mariscos e caranguejos,carvoaria e afins...eles colocam os filhos p/ trabalhar com a intenção de  aumentar a renda da família,o que pagam p/ eles é vergonhoso,em alguns casos o trabalho é escravo.

Um dia visitei com meu pai uma carvoaria em Paragominas-Pa,fiquei muito chocada com o que vi,famílias que não apenas trabalhavam mas também moravam ali dentro,então devia muito para os patrões(esses mantinham uma venda lá dentro),assim eles não precisavam sair dali p/ comprar as coisas,e por deverem muito,pois as coisas custavam muito mais caro que na cidade,eles  não podiam sair dali(isso era trabalho escravo),não sei como funciona isso hoje em dia,na época eu tinha 17 anos.
Por isso eu disse de cima para baixo,se não existisse esses que exploram essas pessoas,sugam de forma vergonhosa sem a menor consideração,sem pensar ou se preocupar que quem está lá embaixo na linha de trabalho é uma criança ou adolescente,o que eles querem é saber dos lucros,não importa se alguém perdeu um dedo ou morreu,o que importa é a conta bancária deles que só cresce.

Nas grandes cidades tem pais que não trabalham(não por falta de trabalho),mas porque não querem mesmo trabalhar,não estou generalizando,claro que tem aqueles que querem trabalhar e não consegue por falta de qualificação ou por outros motivos,eu conheci pais que colocavam os filhos p/ trabalhar e ficavam em casa na maior e ai das crianças se chegassem em casa com dinheiro,eu era criança e não questionava aquilo,e naquela época isso era considerado normal e aceitável.




Eu escolhi alguns trechos da Declaração das Nações Unidas dos Direitos das Crianças...destaquei esses porque o assunto aqui é o direito da criança em frequentar uma escola,ter acesso a uma educação de qualidade,o direito de brincar,pois para brincar não são necessários brinquedos caros ou mesmo ter algum brinquedos,a criança quando se permite é super criativa,e dentro de suas possibilidades criam suas próprias brincadeiras.

Princípio 2.º
A criança gozará de uma proteção especial e beneficiará de oportunidades e serviços dispensados pela lei e outros meios, para que possa desenvolver-se física, intelectual, moral, espiritual e socialmente de forma saudável e normal, assim como em condições de liberdade e dignidade. Ao promulgar leis com este fim, a consideração fundamental a que se atenderá será o interesse superior da criança.



Princípio 7.º
A criança tem direito à educação, que deve ser gratuita e obrigatória, pelo menos nos graus elementares. Deve ser-lhe ministrada uma educação que promova a sua cultura e lhe permita, em condições de igualdade de oportunidades, desenvolver as suas aptidões mentais, o seu sentido de responsabilidade moral e social e tornar-se um membro útil à sociedade.
O interesse superior da criança deve ser o princípio directivo de quem tem a responsabilidade da sua educação e orientação, responsabilidade essa que cabe, em primeiro lugar, aos seus pais.
A criança deve ter plena oportunidade para brincar e para se dedicar a actividades recreativas, que devem ser orientados para os mesmos objectivos da educação; a sociedade e as autoridades públicas deverão esforçar-se por promover o gozo destes direitos.
 


Que essas imagens de crianças trabalhando possam um dia não fazerem mais parte da realidade de muitas famílias(pode parecer utopia),mas o que desejo para minha filha,desejo para todas as crianças...#sonhodemãe. 
 
Princípio 9.º
A criança deve ser protegida contra todas as formas de abandono, crueldade e exploração, e não deverá ser objecto de qualquer tipo de tráfico. A criança não deverá ser admitida ao emprego antes de uma idade mínima adequada, e em caso algum será permitido que se dedique a uma ocupação ou emprego que possa prejudicar a sua saúde e impedir o seu desenvolvimento físico, mental e moral.


Site de onde tirei os trechos da declaração.
http://www.eticus.com/documentacao.php?tema=4&doc=158


 
E durante a minha pesquisa vi esse video,resolvi compartilhar...criança tem que brincar.

É da nossa conta,não vamos fechar os olhos p/ essa dura realidade,não vou falar de questões políticas,isso realmente vou deixar p/ outras(os) participantes que tenham mais conhecimento de causa
 Imagens:Google.
Tem boas  informações sobreo assunto nesse link. http://www.samshiraishi.com/e-da-nossa-conta-trabalho-infantil-e-adolescente/

Denuncie pelo disque 100 ou pelo Disque Denúncia Nacional http://www.disque100.gov.br/

É vc já pensou no assunto?o que vc acha dessa mobilização?

Comentários
8 Comentários

8 comentários:

  1. Não vamos fechar os olhos! é isso mesmo!!
    Adorei seu post e juntos vamos fazer a campanha ser da conta de MUITA GENTE!!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post, a sensibilidade como você escreveu, sua pesquisa!
    não devemos fechar os olhos, devemos sim colocar a boca no trombone e fazer barulho, afinal: é da nossa conta!

    beijos
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  3. Criança tem que brincar.....é da nossa conta sim se preocupar com esta tristecausa!!! Adorei o post e fiquei assustada com o que vc relatou..não temos noção da triste realidade!!! Um bj Camila Mamãe Viver Bem Bom http://viverbembom.com.br
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  4. Silma! Otimo post. Eu tbem fiz questão de participar da blogagem coletiva. Foi como disseram, nós podemos fazer nossa parte divulgando a campanha e concientizando os que estão a nossa volta! bjsss
    Tamy #amigacomenta

    ResponderExcluir
  5. Oiee,

    É isso ai Silma, muito bom ver vc participando, qto mais gente abraçar a causa melhor, né?

    Bjo!

    Loreta #amigacomenta;)

    ResponderExcluir
  6. Nossa Silma, eu nem imagino o que seja uma carcoaria. Deve ser de deixar impressionanda mesmo. Muito legal o seu relato.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. I've been browsing on-line greater than 3 hours today, yet
    I never found any fascinating article like yours.
    It is beautiful worth enough for me. Personally, if all web owners and bloggers
    made excellent content material as you probably did, the web
    will be a lot more helpful than ever before.


    Here is my site :: office furniture Western Cape

    ResponderExcluir

Olá, não esqueça de deixar o seu comentário. Obrigada pala visita... Bjs