Seguidores

Pesquisar este blog

Meu coração mora aqui.

MinhaFlorBela1

Lilypie Fourth Birthday

Selinho

https://plus.google.com/photos/118370895213320549216/ albums/6041220813981463809?banner=pwa

Facebook

Networked Blogs

Eu curto na blogosfera

Tecnologia do Blogger.

Total de visualizações de página

Translate

Postagens populares

Arquivo do blog

Visitantes Online

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
quinta-feira, 21 de junho de 2012
Hoje vou falar de um assunto que é muito importante,principalmente p/ as mulher acima dos 40(meu caso);já faço o exame preventivo(Papanicolau),acredito que a maioria das mulheres devem fazer seja pelo SUS,Particular,Planos de Saúde ou até na Rede Feminina de Combate ao Cancêr(essa não tem em todo o Brasil).Durante muito tempo fiz o meu preventivo na RFCC daqui de Blumenau,depois que passamos a ter plano de saúde,passei a fazer pelo plano,mas procuro colaborar com a RFCC participando dos cafés e jantares promovidos por ela.Quero falar do diagnóstico precoce,e isso vale para qualquer tipo de cancêr.
Ano passado quando fui fazer o meu preventivo foi diagnosticado um caroço no meu peito direito,na hora que soube disso fiquei super angustiada,mil coisas passaram pela minha cabeça,mesmo sabendo que hoje em dia os casos de cura são grande e bla,bla,bla,bla.Só que quando o médico fala isso p/ a gente acho que o impacto inicial é muito forte,ele pediu a biopsia,tudo bem vamos fazer o exame "Mamotomia"(devo confessar que quem inventou esse exame odiava as mulheres)...rs.Brincadeiras a parte,fiquei bem pra baixo,no dia do exame eu estava um lixo,só pensava na minha filha,e nos se da vida,se for maligno,se eu tiver que tirar a mama,se eu morrer,a cabeça estava a mil,chorava por qualquer coisa.Evitei falar com as pessoas sobre o assunto,não queria ouvir coisas ou história de fulana ou ciclana,naquele momento era eu Silma que estava vivendo essa incerteza,não queria cobranças,coisas do tipo:tens que ser forte,olha p/ frente,você vai lutar e vencer,meu terapeuta disse  que essas palavras podem encher a pessoa de culpa e piorar mais ainda o estado emocional.
Fiz o exame,agora era só aguardar o resultado da biopsia,foram poucos dias de espera mas que pareceram longos,quase sem fim,voltei ao meu GO,ele como sempre muito querido,assim que entrei ele sorrindo disse que estava tudo bem,o caroço estava calcificado,(ufa,que bom),não sábia se ria ou se chorava,mas estava mais tranquila.Ele me explicou tudo sobre o exame e que 6 meses teria fazer uma mamografia só p/ ver como estava,e que depois disso poderia voltar a fazer de ano em ano.
Minha filhinha perdoa a mamãe por durante aquele período e ter ficado com pouca paciência,a mamãe estava com medo,sentir medo é normal,mas eu tinha medo de não está aqui e ver vc crescer,eu olhava p/ você dormindo,e pensava:"Será que eu não vou comemorar teus 15 anos,ver vc se casar(quem sabe,pois a mamãe não casou),ter seus filhos(meus netos),nossa que viagem!!!mamãe ama você,e a única certeza que tive naquela sala de exame é que lutaria até o último instante se preciso fosse,para estar ao seu lado,para rir com você nos  momentos alegria e  para te envolver em meus braços nos momentos de tristeza,chorar de felicidade com as tuas vitórias,e te dar o ombro p/ que derrames as suas lágrimas quando precisares.Eu não podia te pegar no colo durante uma semana por causa da biopsia,sei que você não entendia,pois ainda és muito pequena p/ entender,nos momentos em que eu não consegui segurar o choro,você na sua inocência me consolava:não chola mãe,tá tuto bem,za pasou...e me bijava,você nem imagina o quanto isso me fazia bem,Eu Te Amo Minha Flor Bela "Mikaela".Armin meu amor,obrigada por estar comigo,pelo apoio,e tentar na medida do possível facilitar a minha vida naquela semana,por conversar e tentar explicar para a nossa princesinha:a mamãe tá dodoi por isso ela não poder carregar você tá bom..Eu Te Amo Muito.

Gostaria de ressaltar que nem sempre é possível sentir o caroço no Auto-Exame de Mama, por isso é muito importante fazer a Mamografia .No meu caso o caroço foi descoberto na mamografia.
Eu peguei um video que ensina a fazer o Auto-Exame, sei que todas já viram diversas vezes na Tv e em revistas,mas nunca é demais.
http://www.minhavida.com.br/saude/videos/10021-cancer-de-mama-autoexame-ajuda-a-detectar-nodulos
OBS: Não vou colocar imagens de como é feito a Mamotomia,pois acho desnecessário,só quero dizer ou mesmo pedir,não deixem de fezer o preventivo,ele é muito importante.Vou deixar alguns links da Rede Feminina de Combate ao Cancêr,como já falei lá no início,não tem em todo o Brasil,mas você pode procurar uma Unidade de Saúde da sua cidade p/ maiores informações.
Esses links eu peguei no Google,só p/ dar uma pequena dica de buscas,mas lá tem mais endereços.
http://www.rfcc.org.br/sc/index.html
http://redefemininaesp.org.br/redes.php?pag=6&busca
http://www.antonietabarbosa.adv.br/onde-encontrar-ajuda-/instituiçoes-e-associacçoes/6-instituiçoes-e-associaçoes
http://erastogaertner.com.br/redc/index.php
Comentários
11 Comentários

11 comentários:

  1. Muito importante seu post.
    Temos que nos cuidar mais para eles do que por nós mesmas.
    abraços, gisele
    www.kidsindoors.com
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  2. Oi Sil,
    Muito importante mesmo!
    Parabéns pelo post.
    Beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Silma, prevenção é tudo. Obrigada por compartilhar esse seu momento com a gente. Graças a Deus que não era nada grave.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Muito importante mesmo!!
    A gente tem q estar com muita saúde pra dar conta dos nossos pequenos, né?

    Bjo!

    Loreta #amigacomenta;)
    @bagagemdemae

    ResponderExcluir
  5. Cuido pouco da minha saúde, mas sempre prometo que o farei, principalmente agora, mãe!! Temos que ter saúde pra curtir muito nossas crias!!
    Ótima dica!

    Beijão.
    @_maejestade
    #amigacomenta
    http://www.vidademaejestade.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Silma! Acho muito importante falar sobre o assunto e lembrar as mulheres de que prevenir é essencial. Sempre faço auto exame e farei a mamografia quando chegar a idade, além do papanicolau anual, mulher não pode deixar de se cuidar né? afinal além de tudo somos mães e temos muita responsabilidade pela frente. Que bom que não foi nada grave no seu caso, beijo querida, felicidades pra vc e familia!
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  7. melhor prevenir do que remediar, não é?
    a prevenção sempre é a melhor opção, assim descobrimos tudo logo no início e evitamos muitas coisas!
    beijos

    Paola
    #amigacomenta
    www.dicasdamaedipa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Silma ainda bem que foi apenas um susto!
    Passei por um susto com uma suspeita de câncer de pele, sei bem como vc deve ter ficado.
    te cuida!
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  9. Prevenção é sempre bom...entendo a sua preocupação....bjus#amigacomenta

    ResponderExcluir
  10. É isso aí... tem que se cuidar. A gente agora é mãe né colega? Não tem direito de estar ausente.

    Saúde pra você!

    Beijinho
    Manu
    #amigacomenta
    http://manumamae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá, não esqueça de deixar o seu comentário. Obrigada pala visita... Bjs